Cadastro
Receba em seu e-mail onde ocorrerão as melhores baladas.
  
Parceiros

Secretaria de Saúde segue com a realização da testagem rápida das Hepatites Virais.


Prefeitura de Batatais

Durante esse mês, em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Batatais, por meio do Programa Municipal de DST/Aids e Atenção Básica, está convidando a população para a realizar a testagem rápidas das Hepatites B e C. O trabalho é realizado nas Unidades Básicas de Saúde e no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e o cidadão deve apresentar o documento com foto e cartão SUS.

 

Nessa semana, no horário das 7h30 às 9h30, os locais de atendimento serão: dia 18/7 – UBS do Altino Arantes e dia 19/7, UBS da Vila Lídia. Na próxima semana, dia 25/7 – UBS da Vila Cruzeiro e dia 26/7 – Centro de Saúde Escola. Segundo o Departamento de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Aids e Hepatites virais do Ministério da Saúde, o número de pessoas contaminadas pelo vírus das Hepatites é dez vezes maior do que a contaminação pelo vírus HIV.

 

    De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estimasse que haja 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus das Hepatites em todo o planeta. As Hepatites virais são doenças silenciosas causadas por vírus que prejudicam o fígado, elas podem levar a cirrose e câncer. São classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E. Os vírus das Hepatites A e E não costumam trazer maiores complicações para o organismo, mas deixam a pessoa fraca e indisposta e são transmitidos por via oral-fecal, ou seja, água, alimentos e mãos contaminados que são levados a boca. As Hepatites B, C e D são transmitidas por sangue contaminado através de objetivos perfuro cortantes e nas relação sexuais sem o uso de preservativos. E podem trazer sérias complicações a saúde após anos da contaminação.

 

Os sintomas das Hepatites lembram de uma gripe, a pessoa se sente cansada, tonta e com vontade de vomitar. O corpo pode ficar amarelado, principalmente os olhos, a urina escura e as fezes brancas. É preciso estar atento porque nem sempre aparecem sintomas. Muitas pessoas se contaminam com os vírus das Hepatites B, C e D e demoram anos para perceberem que estão com infecção no fígado. Só com exames específicos é possível saber se a pessoa está ou não com Hepatite. Preconiza-se realizar as testagens pelo menos uma vez na vida e todas as vezes que houver riscos e exposição aos vírus.

 

O CTA oferece testagens rápidas para HIV, Sífilis e Hepatites B e C durante o ano todo na rotina do serviço, além de acolhimento, aconselhamento, cuidados necessários para prevenção e orientações. Para maiores informações disque: 3662-2793 ou compareça ao antigo Pronto Socorro, atualmente Ambulatório de Especialidades “Egydio Ricco”, ao lado do FORUM, situado a praça Dr. José Arantes Junqueira, 02, Centro.

 

Fonte: P.M.Batatais

 

 

 



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enquete
O que você esta achando administração da presidente Dilma Rousseff
Ótimo
Bom
Péssimo
Regular
Horóscopo
Descubra o que os astros reservam para você.
Publicidade
Fale conosco
E-mail: jornal.coruja@hotmail.com
Cel. 12 98271-4123 / 12 98289-6973