Cadastro
Receba em seu e-mail onde ocorrerão as melhores baladas.
  
Parceiros

Ataque virtual em grande escala? Proteja-se com este guia rápido e fácil.


.

Siga essas dicas e precauções simples para ajudar a manter seus dispositivos e você mesmo protegido(a) em caso de um grande ataque.

 

Então, você já ficou sabendo que um grande ataque virtual está a caminho...

 

Talvez você tenha ligado nas notícias e ouvido os alertas sobre alguns países serem acusados de tentar bagunçar as redes e infraestrutura cibernética de outros países e até mesmo de residências privadas. Agora você também está preocupado. O que isso significa? Meus dispositivos vão parar de funcionar? Minha internet é segura? O que eu faço?

 

Etapa 1. Respire fundo: definitivamente, você não está impotente

Você pode achar que se defender de um enorme ataque virtual de uma potência mundial hostil esteja bem acima das suas capacidades. Na realidade, são as pequenas coisas que podem fazer toda a diferença.

 

Não há nenhum aplicativo ou recurso que sozinho possa garantir que você não será prejudicado por um ataque virtual de grande escala patrocinado por um estado. Parte do que torna essas ameaças tão assustadoras para as pessoas é que difícil prever como elas acontecerão. Sua melhor aposta é se precaver do maior número de maneiras possível. De preferência, antes que algo aconteça.

 

Você ficará surpreso como alguma prevenção pode ajudar e nada nos faz mais feliz do que poder capacitá-lo.

 

Comece atualizando seu sistema operacional

 

 

 

Etapa 2. Obtenha ou atualize seu antivírus: ele é sua primeira linha de defesa

 

Um bom antivírus pode (e deve) fazer mais do que bloquear a entrada de malware em seu computador. Se quiser que seu antivírus resista a um ataque maciço, aqui estão alguns recursos essenciais que você deveria procurar.

 

  • Segurança de roteador. Invadir roteadores, incluindo o que você tem em casa, fornece ao invasor o possível acesso aos dispositivos conectados a ele, aos dados que passam por ele e a capacidade de direcionar o tráfego a locais malignos. Nosso recurso Verificador de Wi-Fi, incluso em nosso antivírus gratuito, escaneia se há vulnerabilidades em sua rede doméstica e seu roteador. Se usar um antivírus diferente, não se contente com pouco. Se ele não proteger também seu roteador e sua rede doméstica, é hora de mudar.
  •  
  • Análise de comportamento. Ataques virtuais patrocinados por estados usam malwares sofisticados que podem ficar ocultos em seu computador por muito tempo, até serem subitamente ativos e começar a causar o caos. Verifique se seu antivírus também pode monitorar tudo que começar a se comportar subitamente de maneira estranha em seu PC e bloqueá-lo. Todos os nossos produtos antivírus (incluindo o antivírus gratuito) agora vêm com o Módulo Comportamento, que faz isso automaticamente.

 

 

Etapa 3. Melhore a segurança do seu roteador e da sua rede com esta lista de verificação rápida

 

Embora estamos falando de roteadores, essas precauções podem impedir que invasores arrastem você para fazer parte, involuntariamente, de um ataque DDoS(ataque distribuído de negação de serviço), que é quando os invasores usam seu computador (junto com milhares de outros) para iniciar ataques simultâneos a um alvo planejado, como uma empresa, agência, redes elétricas, etc., bombardeando-as com mais tráfego do que podem suportar e assim, interrompendo suas atividades.

 

  • Abra a página de configurações do seu roteador e faça o seguinte:
    • Certifique-se de que o SSID (ou nome da rede sem fio) tenha um nome exclusivo (não o padrão de fábrica!).
    • Altere o nome do usuário do administrador e senha padrão do seu roteador.
    • Ative a criptografia WPA2.
    • Atualize o firmware do seu roteador
    • Desative qualquer serviço de acesso remoto.
  • Verifique se todos os dispositivos que você conecta em sua rede são confiáveis.
     
  • Se você instalou o Avast Antivirus, execute o Verificador de Wi-Fi regularmente.

 

Etapa 4. Proteja também seus amigos e parentes. E, além disso, de graça

 

 

Não custa nada garantir que todos aqueles que você gosta tenham uma proteção essencial em funcionamento e, em caso de um ataque virtual de escala nacional, isso é urgente.

 

Está mais fácil do que nunca compartilhar o Avast Free Antivírus com todos que você ama.

 

  • Você pode encaminhá-los para nossa página de recomendação...
     
  • Ou, se você for um usuário do Avast, abra seu Avast e clique no Ícone de estrela, onde encontrará um link de recomendação. Sempre que algum dos seus amigos ou parentes instalar o Avast através desse link de recomendação, você receberá pontos que poderá trocar por recompensas. Bem legal, não?

 

Novamente, ele é absolutamente grátis, por isso, não tem desculpa.

 

 

Etapa 5. Use uma VPN para afastar ataques “man in the middle”

 

 

Uma das táticas favoritas de guerra virtual moderna é o ataque “man in the middle”. Um invasor se intromete entre você e qualquer atividade online (navegação, chat, e-mail, serviço bancário, etc.), vê tudo que você digita, envia e recebe e captura todo o seu tráfego, até mesmo modificando-o. Essa é uma maneira excelente e fácil para obter informações comprometedoras e constrangedoras, dados de login, senhas, números de cartão de crédito, etc.

 

Uma VPN (ou Rede Privada Virtual) pode ajudar muito na proteção contra ataques “man in the middle”. O nome pode parecer imponentemente despropositado, mas não é. Uma VPN é simplesmente um aplicativo instalado em seu computador ou smartphone que, quando ativado, oculta tudo que você faz online sob um espesso cobertor de criptografia que ninguém pode ler, mesmo se estiver bisbilhotando. (Ela também faz outras coisas muito úteis).

 

Se estiver usando uma Wi-Fi pública, ou conectado sem saber em um roteador que foi invadido e quiser ajuda para evitar que esses ataques criem o caos em sua vida, você precisa, realmente precisa navegar com uma VPN ativada.

 

Etapa 6. Proteja também seu smartphone e tablet

 

Com certeza, não precisamos dizer o quanto você depende do seu smartphone para tudo. Com certeza, qualquer potência mundial com sede de dominação que se preze também sabe disso. O ponto é: seu dispositivo móvel não está seguro contra ataques virtuais de grande escala.

 

Sabemos como ajudar a proteger seu Android, iPhone e tablets, desde proteção antimalware até VPN para dispositivos móveis e um gerenciador de senha grátis e seguro para todas as contas que utiliza fora de casa. Dê uma olhada.

 

Etapa 7. Considere atualizar sua proteção para incluir camadas extra

 

 

Como já dissemos, o fundamental para passar incólume por um ataque de grande escala é proteger todos os cantos possíveis. Considere a instalação dessas camadas extra de proteção. Em caso de guerra virtual patrocinada por um estado, você ficará feliz em ter feito esse investimento.

 

 

  • Um firewall. Um firewall é um recurso de segurança que fornece total controle e visibilidade sobre tudo (e todos) que entra e sai do seu PC. Ele pode impedir que cibercriminosos roubem seus dados pessoais e de login e usem seu computador para lançar ataques em outras pessoas.
     
  • Proteção contra sequestro de DNS. Sequestro de DNS (Domain Name System) é um tipo de ataque que redireciona você da página que deseja acessar a outra que se parece exatamente com ela, exceto que foi especialmente projetada para roubar seus dados de login, informações bancárias e de cartão de crédito, etc. Nosso recurso Site Real, por exemplo, protege contra esse tipo de ataque.
     
  • Anti-phishing. Ataques patrocinados por estados utilizam bastante golpessofisticados de phishing, que são golpes em que as pessoas são enganadas para fornecer suas senhas e outros dados de login a um invasor, que se passa por outra pessoa, e que transformam as informações pessoais ou sigilosas a que obtém acesso em armas. Felizmente, podemos ajudar com isso também. Nós temos a tecnologia.

 

Você pode encontrar todos esses recursos no Avast Internet Security. Experimente.

 

 

Sentindo-se mais seguro agora? Bom

 

 

Como pode ver, você não é nem um pouco impotente quando se trata da sua proteção contra um ataque virtual maciço. Agora você sabe como pode minimizar suas chances de ser vítima de um e também ajudar a manter seus entes queridos mais seguros.

 

Fonte: Avast blog



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enquete
O que você esta achando administração da presidente Dilma Rousseff
Ótimo
Bom
Péssimo
Regular
Horóscopo
Descubra o que os astros reservam para você.
Publicidade
Fale conosco
E-mail: jornal.coruja@hotmail.com
Cel. 12 98271-4123 / 12 98289-6973